segunda-feira, 8 de março de 2010

Bruna Furlan faz balanço de 2009 e avalia estar preparada para desafio da eleição em 2010

"Acredito que a política é uma ferramenta que pode proporcionar boas mudanças na vida das pessoas", disse a jovem em entrevista coletiva

Daniel Soares

A advogada Bruna Furlan (PSDB), filha do prefeito Rubens Furlan (PMDB), reuniu a imprensa para um café da manhã em Barueri, na segunda-feira, 14, quando apresentou balanço das atividades que manteve ao longo de 2009 com vistas a se preparar para as eleições de 2010, ano em que pretende pleitear uma cadeira de deputada federal por São Paulo. Furlan não estava presente.

Bruna historiou as andanças dela por todo o estado de São Paulo no trabalho de estruturação da pré-candidatura, de aprofundamento do conhecimento da realidade e dos problemas econômicos, sociais e políticos das cidades paulistas.

Ela sente-se preparada para o que classificou como "desafio" e lembrou que está completando uma pós-graduação em Gerência de Cidades na FAAP e que tem em casa, na figura do pai, há 30 anos na vida pública, uma escola.

"Estou cansada, mas feliz. Quando olho minha agenda e vejo o que produzi em 2009 eu mesma chego a ficar espantada. Mas sempre me lembro de um pensamento: ele não sabia que era impossível, por isso foi lá e fez".

Ela reiterou a vocação política despertada desde a infância. "Gosto mesmo é de política. Acredito que a política é uma ferramenta que pode proporcionar boas mudanças na vida das pessoas", disse. "Defendo muitas idéias e penso que a sinergia entre a vontade, a força e o entusiasmo de um jovem, somada ao conhecimento e à vivência dos mais experientes, pode colaborar e muito para o progresso da sociedade".

Ao perfilar a linha de atuação que pretende adotar como deputada caso seja eleita Bruna deixou claro que privilegiará políticas sociais não compensatórias, que, nas palavras dela, promovam o ser humano, melhorem as pessoas. "As pessoas de bem podem promover isso e se dispuserem de um cargo público, podem fazer ainda mais".

Em seguida, a tucana recordou a filiação ao partido a convite do governador José Serra, mas reafirmou que "as questões partidárias são importantes, embora, acima delas, deva prevalecer o interesse da população".

"Temos de ter participação política para cobrarmos mais políticas de prevenção e educação. Prevenir tem menos custo para a máquina pública que remediar". Ela se declarou espantada com o número de adolescentes grávidas, e credita as ocorrências à falta de "orientação".

"O apoio da minha família tem sido fundamental para o meu crescimento pessoal e político. Eu vivencio diariamente ao lado da minha mãe Sônia Furlan a construção de inúmeros projetos sociais que visam a proporcionar respeito e dignidade ao cidadão. Aprendo muito com o meu pai, espelho-me nele e pretendo seguir os passos dele".

Na coletiva, Bruna Furlan adiantou projetos que pretende defender em Brasília. "São os que contemplam o bem estar e o aumento de qualidade de vida das pessoas. São projetos relacionados à saúde da mulher, à segurança dos cidadãos, ao estímulo do conhecimento e da educação, à participação do jovem na política, à defesa das pessoas menos favorecidas, mais atenção com os portadores de deficiência, ao crescimento da economia e aumento de investimentos".

Entre outros exemplos de políticas públicas em que pretende se espelhar, a advogada citou o programa "Inclusão Pela Moradia", tocado pela Prefeitura de Barueri e gerenciado por Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade. "Esse programa não se limita apenas a prover moradia digna ao barueriense, é um completo roteiro de recuperação da autoestima e do papel dele como cidadão, inclusive com a geração de renda".

Voluntária nos trabalhos do pai e da mãe e atuante no programa que citou, ela ponderou: "Não basta que Barueri seja uma cidade rica, é preciso que sua gente também seja rica de valores, inclusão e cidadania".

Ao final do encontro com os jornalistas, ela afirmou que o melhor resultado da trajetória política até aquele instante fora o aprendizado e pediu a eles que repriduzissem para a região Oeste os votos de Feliz Natal que haviam acabado de receber dela. "Aprendi muito e reforcei meus valores. É o que nos proporciona a vivência com pessoas".



Um comentário:

  1. oi bruna tudo bem espero que sim meu nome é lucymara dos santos francisco e gostaria de pedir sua ajuda para que ñ me tire da escola eu ñ pasei no concurso mas gostaria de ficar na rede eu gosto muito do que fasso que é a merenda eu ja estou com dois anos só na quela escola porfavor fala com o seu pai prá deixe pelomenos como cargo de confiansa ten tanta gente que un péde un cargo bom eu só estou pedindo prá trabalhar porfavor eu estou muito desesperada .a minha familia é muito grande e estão torcendo por mim porfavor bruna eu conto com sua ajuda bijs ops se ñ der como merendeira eu posso ser espetora de aluno eu estou terminando o colegialna escola que eu trabalho esta prescizando de espta na parte da tarde .a escola é emef joão de almeida lemos .eu aquardo resposta fone pra contatos 41684928 ou 74918603 o ultimo dia de trabalho é dia 19 de março me manda resposta o mais breve pocivel ok fica com deus.

    ResponderExcluir